Equipe

Alva Rosa Lana
Vieira

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2023) e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (2017). É pesquisadora, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena na Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e no grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Povos e Comunidades Tradicionais na PanAmazônia (NEPEPAM) da UFAM. Servidora efetiva da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas.

Ana Radig Morais

Mestra em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; Especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global e Especialista em Direitos Da Criança, do Adolescente e do Idoso. Pesquisadora em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, atualmente com ênfase nos Direitos dos Indígenas Crianças; Prevenção à Violência Contra Crianças e Adolescentes; Depoimento Especial e Escuta Especializada. Advocacia Especializada em Direitos Humanos, com atuação nas seguintes áreas: Direitos das Famílias e Sucessões; Direitos Homoafetivos; Direitos de Crianças, Adolescentes e Jovens; Direitos da Mulher; Direitos da Pessoa com Deficiência.

Anna Carolina da Conceição Aureliano

Sou formada em Relações Internacionais com Mestrado em Relações Internacionais e Integração da América Latina. Tenho experiência profissional no âmbito público e privado. Atualmente colaboro como pesquisadora da Universidade de Brasília (Brasil).

Assis de Costa Oliveira

Professor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB), vinculado ao Núcleo de Estudos da Infância e Juventude (NEIJ) e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para a Infância e a Juventude do CEAM. Professor externo do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi docente do Curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento da Faculdade de Etnodiversidade. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA. Bacharel em Direito pela UFPA. Doutorado sanduíche no Programa de Posgrado en Antropología e Historia da Escuela Nacional de Antropología e História, México, com apoio da CAPES. International Visiting Graduate Student na University of Toronto.

Clarice Gama da Silva Arbella

Possui Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA (2019) e Graduação (Licenciada) em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2014). Mestranda no Curso de História da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professora convidada pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazonas – SEDUC/AM para atuar na formação de professores indígenas do Projeto Pirayawara, Foi Diretora – Presidente no Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas – FOREEIA no período de 2016 a 2018. Atuante no Movimento Social Indígena, com destaque na Educação Indígena e nas lutas das Mulheres Indígenas. É Diretora – Presidente da Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro em Manaus – AMARN desde 2019 até o momento presente.

Chrys Luanna Vieira Coimbra

Graduada em Letras, com foco na língua inglesa pela Universidade Federal da Paraíba Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasília. Pertencente ao povo Tukano, do Alto Rio Negro, acompanha as pautas do movimento pela educação escolar indígena. Participou como relatora e militante dos momentos do “Encontro de Educação Escolar e Saúde Indígena do Amazonas “Território Etnoeducional Rio Negro e Yanomami”, da “I Marcha das Mulheres Indígenas do Amazonas” e da “Retomada coletiva do movimento indígenas do Amazonas”, em 2022. Também, no Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena participou como militante e membro da secretária executiva no ano de 2023.

Daliana Cavalcanti

Mestrado em Artes Cênicas da UFRN no PPGArC/UFRN (2020), Bacharelado em Canto Lírico, pela UFRN (2017), Bacharelado em Sistemas de Informação, pela UNIRN (2004), Técnico em Música, pela UFRN (2014). É Pesquisadora da Universidade de Brasília, por meio do Grupo Violes/SER/UnB, desde 2011 e junto ao Violes, desenvolveu as pesquisas: “Site do Violes: mobilizando atores e potencializando direitos” (https://www.violes.com.br/), em 2022; “Violências Vivenciadas por Adolescentes em Espaços Educativos e na Socioeducação do Distrito Federal (2019 2022)”, em 2023; e OPOI/RN, em 2024.

Dara Cristina Fernandes

Cursa engenharia aeroespacial, no 6° período. Formada no técnico de Biotecnologia, Ex integrante de Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, sendo um voluntário (Produção de Hidrogênio Verde, no final do ano de 2023) e os outros dois foram como bolsista, um deles foi no ensino médio (Programação de Arduíno).

Elaine Moreira

Possui graduação em Ciências Sociais, habilitação em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Anthropologie Sociale Et Ethnologie – Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (1995) e doutorado em Anthropologie Sociale et Ethnologie – Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (2012). Pós-Doutorado na UNB, Bioética. Participou com pesquisas junto ao projeto PACTA-Coordenado por Mauro Almeida (Unicamp) e Laure Emperaire (IRD). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em etnologia indigena, atuando principalmente nos seguintes temas: redes sociais Ye’kuana, circulaçao de objetos, conhecimentos tradicionais, antropologia das sementes, migrações e mobilidade indígena. Atualmente acompanha com pesquisa a presença indígena dos Warao da Venezuela no fluxo migratório Venezuelano em Roraima.

Elizandio de Aquino Marinho

Graduado em Pedagogia (Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Administração Educacional) pela Universidade Federal do Tocantins (2004); Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Parnaíba – FATAP. Atualmente, é professor efetivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal (Atividades/ séries iniciais do Ensino Fundamental), além de desenvolver trabalho artístico como compositor, cantor, multi-instrumentista e produtor da banda Arandu Arakuaa.

Eni Carajá Filho

Graduando em Antropologia na UFMG, é Cacique da Comunidade Indígena Carajá de Minas, mestre da cultura popular de Belo Horizonte, em saberes culturais de Minas Gerais. Membro da Coordenação da Rede de Articulação Nacional de Indígenas em Contextos Urbanos e Migrantes RENIU – Conselheiro Estadual de Cultura de Minas Gerais, coordenador Estadual do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – Morhan, membro titular da Comissão Intersetorial de Saúde nos Ciclos de Vida – Conselho Nacional de Saúde, sindicalista na saúde de Minas e Conselheiro Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa CNDPI.

Fabiana Simão Dias

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Brasília (UnB). Graduada em Secretariado Executivo pela União Pioneira de Integração Social (UPIS-DF). É orientadora no Projeto Saberes Indígenas na Escola da rede UnB. É Cacique representando o município de São Paulo de Olivença–AM e as comunidades de Sacambu-AM e Furo de Santa Fé–AM, nacional e internacionalmente desde 2019. Atualmente, é liderança e representante da comunidade de Monte Santo–AM, desde 2023.

Francisca da Conceição Bezerra

Francisca da Conceição Bezerra foi a primeira indígena a se autodeclarar e a liderança que acompanhou o processo de autodeclaração pública de todos os demais indígenas. Foi a primeira mediadora entre os Tapuias da Lagoa do Tapará e as demais comunidades indígenas, bem como estabeleceu contato inicial com a Fundação Nacional do Índio no estado. Também foi Francisca a primeira liderança dos Tapuias a participar das Assembleia dos Povos indígenas do RN e a viajar como representante dos Tapuias para atividades fora do estado.

Fernando Batista

Professor de música, atua com projetos sociais desde 2010. Possui mestrado em música pela UFRN, docente temporário na Escola de Música da UERN 2019-2020 e na Escola de Música da UFRN 2021-2022.

Gersem José dos Santos Luciano

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), mestrado (2006) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é professor associado no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Entre 2009 e 2021 foi Professor Adjunto e Associado no Departamento de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Conselheiro no Conselho Nacional de Educação (2006/2008 e 2016/2020), Secretário Municipal de Educação de São Gabriel da Cachoeira/AM (1997-1999). Foi presidente do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas/CINEP, Coordenador Geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação (2007-2011).

Hallana Rayssa Alves da Silva

Graduada em Engenharia Eletrônica na Faculdade do Gama-FGA da Universidade de Brasília- UNB. Possui experiência na área de engenharia biomédica, atuando na pesquisa de dispositivos médicos e biomaterial látex aplicado a neoformação tecidual em feridas. Pesquisadora do Laboratório de Engenharia e Biomaterial (BioEngLab).

Isabel Teresa Cristina Taukane

Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso-PPGECCO/ UFMT (2019) possui Mestrado em Desenvolvimento Sustentável: Área de Concentração Povos e Terras Indígenas pela Universidade de Brasília (2013) é graduada em Propaganda e Marketing pela Universidade de Cuiabá (2005) é licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciência e Tecnologia Invest (2018) e está matriculada no curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Mato Grosso. É membro fundadora do Instituto Yukamaniru de Apoio Às Mulheres Indígenas Bakairi, instituição que desenvolve pequenos projetos eco-sociais/culturais na sua etnia de origem.

Ivete Alves de Moraes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas(2014). Atualmente é Professora da prefeitura. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Judith Zuquim

Graduada em História, mestre em psicologia pela universidade católica de São Paulo, doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela universidade de São Paulo. É professora e orientadora no Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude da Universidade de Brasília/Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares.

Kaline Cassiano da Silva

Foi coordenadora dos departamentos de Educação e Lazer, Departamento de Gênero e Geração, e integra atualmente o departamento de Etnodesenvolvimento e Cultura, respectivos da Associação Comunitária do Amarelão (ACA), foi coordenadora do Fórum de Lideranças Mendonça (FLM) 2017. Coordenadora de Mulheres Indígenas Mendonça 2022, e da Articulação dos Povos Indígenas do RN (APIRN), atualmente é Coordenadora de Mulheres indígenas da Microrregional da APOINME no RN. Trabalha como profissional autônomo maquiadora, Pesquisadora na elaboração do Plano de Igualdade Racial do RN. Cursa Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e Gestão de Recursos Humanos pela UNP.

Kessia Daline Tavares dos Santos

Jovem mulher indígena pesquisadora de origem Tocantinense (TO), residente em Brasília – DF, possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Brasília (2019), porém trabalho com educação infantil há cinco anos. Tenho experiência com educação infantil, especialmente, porque atuo como educadora social indígena em uma escola pública aqui no DF, além disso, gosto de caminhar em distintas áreas do conhecimento artístico pois sou artista independente e desenvolvo a arte – educação seja com: contação de histórias, música, canto, performance, teatro e palestras.

Laísa Raquel Martins Rodrigues

Prestadora de serviços técnicos a projetos institucionais na área administrativa e financeira. Há 5 anos atuo na área de projetos de pesquisa e extensão. Experiência em controle financeiro, cotações, relações com fornecedores, prestação de contas, elaboração de documentos financeiros e termos para aquisição de materiais. Possui graduação em Secretariado pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018).

Magno Amaldo da Silva

Graduado em Ciências Econômicas e licenciado em Matemática. Especializado em Gestão Ambiental e Educação Escolar Indígena. Professor pesquisador dos Saberes Indígenas/FENEEI. É coordenador/consultor dos projetos sociais desenvolvidos pelo povo Kurâ Bakairi, financiados pela Carteira Indígena, Funai, DGM Brasil, REM-MT e FUNBIO.

Marcelo Moreira Neumann

Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) , Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), doutor em Serviço Social pelo Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010); Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, curso de Psicologia ( desde de 2005); Professor da Pós Graduação da IEPOS – Instituto de Ensino, Pesquisa e Orientação em Saúde do Hospital da Mulher-SP; Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: violência , violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes, desaparecimento infanto-juvenil e direitos humanos.

Divisor

Maria América Ungaretti

Maria America Ungaretti Diniz Reis é economista com mestrado em Planejamento do Emprego e da Educação. Estudou na Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne. Foi funcionária do UNICEF de 1980 a 2004. Também trabalhou no Brasil e na África Ocidental. Durante sete anos foi consultora da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Adolescência em São Paulo. Participa do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil que comemorou 25 anos, em 2019. Além disso, participa da coordenação colegiada do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI-RJ). É presidente do CEDECA RJ, Conselheira de Direitos do CMDCA-Rio e diretora do Instituto Brasileiro de Direitos da Criança e do Adolescente.

Maria de Fátima Pinto Leal

Pós-graduação em Saúde Pública, pela UFRJ (1984) e em Comunicação Social, pela Universidade de São Francisco/SP (1987). Graduada em Ciências Físicas e Biológicas, pela Universidade de Brasília (1977). Cofundadora e Pesquisadora Sênior do Grupo de Pesquisa VIOLES, da Pós-Graduação em Políticas Públicas do SER/UnB, desde 2002; Trabalha, há mais de 22 anos, com pesquisas na área da infância e da juventude. Corresponsável pela construção da plataforma “Matriz Intersetorial de Enfrentamento à ESCA” e do “Site do Violes”. Direção e edição do Jornal EntreBairros – Cidadania e Desenvolvimento Sustentável, em 2008, na cidade de Natal/RN. Participou da Coordenação Colegiada da Pesquisa OPOI/RN.

Maria Elizandra Lopes Torekureuda

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (2018). Pertencente a etnia Boe-Bororo e egressa do Programa de Inclusão Indígenas – PROIND (Guerreiros da Caneta). Atualmente é Mestranda em Antropologia Social – UFMT. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Educacional e Terapia Comunitária, atuando também nos seguintes temas: Mulher Boe-Bororo, Antropologia das Emoções e Antropologia da Saúde.

Maria Isabel de Oliveira da Silva

Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – Museu Nacional (2020) e Doutoranda pela mesma Universidade. Graduação em Licenciatura em Informática (2017) pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA e Graduação em Licenciatura em Pedagogia (2017) pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes Bahia. Especialização em Educação Especial Inclusiva (2016) pela Faculdade de Ciências e Tecnologias Alberto Einsten – Bahia (2016). Mulher Indígena pertence ao Povo Dessano. Tem experiência na área de Educação, orientação educacional, coordenadora de Pastoral Rede Salesiana de Escolas (2012) Manaus. Atuando principalmente na área de Antropologia, pesquisa de campo, Associação de Mulheres indígenas em Manaus, membro da coordenação de Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro em Manaus.

Maria Lucia Pinto Leal

Pós-doutorado pelo Programa Pós-Colonialismos e Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/Portugal (2008). Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é Professora Associada II da Universidade de Brasília. Fundadora e coordenadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes – CECRIA de 1993 a 1996. Fundadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Violência, Tráfico e Exploração Sexual de Crianças, Adolescentes e Mulheres – Violes/SER/UnB desde 2002. Desde junho de 2022, vem articulando e mobilizando indígenas e não indígenas para a criação do Observatório dos Povos Originários e suas Infâncias – OPOInfâncias. Participou da Comissão Técnico-Científica da Pesquisa “Violências Vivenciadas por Adolescentes em Espaços Educativos e na Socioeducação do Distrito Federal (2019 2022)”, concluída este ano (2023), para subsidiar a criação do Observatório de Violência e Socioeducação do Distrito Federal – OVES/DF.

Mário Lima Brasil

Possui graduação em Música pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Música pela Universidade de Música e Artes de Tóquio (1992) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000), com ênfase em etnomusicologia. Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes tema: música e interface, composição musical e música quântica. Foi tutor do PET Conexão de Saberes Música do Oprimido de 2010 a 2023. Atualmente é Dirigente do Núcleo de Ciência, Arte, Filosofia e Espiritualidade do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília e Diretor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília.

Marlete Cruz da Costa

Possui quinze anos de experiência com a educação escolar indígena em aldeias indígenas, cinco anos de experiência como coordenadora de educação escolar indígena na secretaria Municipal de educação de Manacapuru- SEMEC, quatro anos de experiência como coordenadora local do programa saberes indígenas na escola- SIE, Vinte e cinco anos de militância e ativismo no movimento indígena, atualmente vice presidente do Fórum Estadual Escolar e Saúde Indígena do Amazonas e presidente do centro acadêmico FPI (formação de professores indígena- Ufam).

Meyriane Costa de Oliveira

Educadora indígena, graduada na área de Educação, com ênfase em Educação do campo mestranda em Antropologia social- UFRN. Atuou como professora de tupi na Escola indígena Alfredo Lima (2021) na aldeia Catu/RN, onde reside. Integra o NEGEDI-IFRN, Campus Natal Central e NEABI-IFRN, Campus Canguaretama. Membro na Comissão Permanente de Acompanhamento à Política de Educação Escolar Indígena – CoPAPEEI, e membro no comité gestor em educação do campo . Artesã florestal e poetisa. Integra a Rede voluntária de apoio às guardiãs e guardiões dos saberes Biodiversos (RAGU-CTA), Autora de: Poesias de uma Potiguara – A letra viva é aquela que fala.1 ed. Editora B3S, 2021. Sua militância junto ao movimento indígena inaugura-se com sua participação na primeira assembleia de juventude indígena no ano de 2012. Após isso muda-se para o território Catu em março de 2013, passando a ser inserida por sua mãe adotiva , Maria José Soares de Carvalho ( Maria de Jorge). De origem indígena do povo ibirapi em Extremoz (Pitangui), dos tronco Ba’e e Caapim, é filha biológica de Maria das Dores Costa e Antônio Leocádio de Oliveira.

Natalia de Souza Duarte

Possui graduação em Educação Física pela FDBEF (1988) e em Pedagogia pela UnB (1990), mestrado em Educação pela UnB (2000), doutorado (2012) e pós-doc (2016) em Política Social pela UnB. Professora aposentada da SEDF, atualmente é Diretora da ANPAE/DF, integra o Fórum Distrital de Educação e o Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social. É professora colaboradora do CEAM/UnB e pesquisadora dos grupos TEDis/UnB e NEPPOS/UnB.

Paulo Thadeu Franco das Neves

Paulo Thadeu Franco das Neves, roraimense, nascido na terra indígena Anaro, no município do Amajari – Roraima. Servidor Púbico, professor da rede municipal (2006) e estadual (2003) de ensino. Jornalista formado pela Universidade Federal de Roraima – UFRR (2005), Especialista em Fundamentos da Filosofia, Conteúdo e Métodos pela Universidade Estadual de Roraima – UERR (2018). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Roraima – UFRR (2023). Escritor, produtor cultural e ativista dos direitos humanos . Editor do site de notícias Informe Popular. É filiado a Associação Brasileira de Imprensa- ABI. Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima – SINJOPER. Membro do Conselho, Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCAR. Integrante da Coordenação do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente Fórum DCA -RR e do Comitê Estadual Pela Democratização da Comunicação FNDC -RR. Escritor.

Sansão Ricardo Flores

Mestre em Linguística e Línguas Indígenas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação com Licenciatura Plena em Pedagogia. Foi assessor superior da Secretaria Municipal da Educação e ex- Coordenador de Escolas Indígenas no município de B. Constant/AM. Foi Presidente do Conselho de Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas (CEEI-AM). Membro da Comissão Nacional da Educação Escolar Indígena (MEC). Membro do projeto “Línguas da Amazônia Brasileira: Variação, Cognição e Estudos de Fonologia, Gramática e História – Fase II”, coordenado pela Dra. Marília Facó Soares (Museu Nacional/UFRJ).

Sofia Tapajós Weingrill Coelho Pereira

Graduada, bacharel e licenciada em história pela Universidade de São Paulo. Pós-Graduada em Políticas Culturais de Base Comunitária, pesquisadora no campo da história oral, especificamente entre as relações de memória, identidade e patrimônio.

Tamires dos Anjos Silva

Assistente Social formada pela Universidade de Brasília- UNB, pós-graduanda em Serviço Social, Seguridade Social e Direitos Humanos. Durante o seu período na graduação foi aprovada no edital PIBIC 2020/2021, coordenado pela Profa Janaina Duarte (SER-UNB). Foi integrante do Observatório de Violência e Socioeducação no Distrito Federal (OVES-DF).

Terezina Fátima Paes de Arruda

Mestra em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, 2010-2012). Especialista em Pós-Graduação lato sensu – MBA em Terceiro Setor e Políticas Públicas pela Universidade Cândido Mendes RJ (2006). Graduação em Educação Religiosa pelo Instituto Batista de Educação Religiosa (1986). Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993) Presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e Adolescente de Mato Grosso (2001-2002). Coordenadora do Curso Serviço Social UNIVAG (2008-2023). Membro do NDE – Núcleo Docente Estruturante do Curso Serviço Social UNIVAG. Integrante do Grupo de Pesquisa Violes – Violência, Tráfico e Exploração Sexual de Crianças, Adolescentes e Mulheres. Pesquisadora na área da criança e adolescente. Professora do Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG, ministrando disciplinas de: Filosofia, Sociologia, Individuo, Cultura e Sociedade, Supervisora Acadêmica de Estágio do Curso Serviço Social. Assessoria e Consultoria em Projetos Sociais. Experiência na Política Pública de Assistência Social.

Thiago Bazi Brandão

Graduado em Serviço Social e Doutorado em Política Social pela Universidade de Brasília, atualmente cursa o pós-doutorado em Política Social na Universidade de Brasília. É consultor técnico legislativo – assistente social, docente de serviço social na Universidade do Distrito Federal e especialista em preparação para concursos públicos e professor na faculdade Gran.

Tuinaki Koixaru Karajá

Possui graduação em Turismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso ( UNEMAT – 2012). Trabalhou no Distrito Sanitário de Saúde Indígena do Araguaia-MT – Sesai – MS. (DSEI – ARAGUAIA – 2013). Trabalhou no Departamento de Assunto Indígena do Município de São Félix do Araguaia – MT; (2013-2014); Microempreendedor Individual da Art’s Iny . Membro do Grupo de Pesquisa no Projeto Presença Karajá (2021-2024) Fez parte da equipe editorial da Revista dObra(s), número 40, denominada: “Vestires Plurais dos Povos Originários”, publicação abril 2024. Membro do Grupo de Pesquisa no Projeto de Pesquisa – Povos Originários e suas infâncias no Brasil, com estudo de caso no Amazonas e Mato Grosso (2024).

Vanessa Maria de Castro

Professora da Universidade de Brasília (UnB), com doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela UnB, com um período de pesquisa na Universidade de Oxford; Mestre em Educação pela Universidade de Reading na Inglaterra e Geógrafa pelo Centro Universitário de Brasília. Ocupou posições de liderança na Universidade de Brasília desde 2005, como o Chefe de Gabinete, Assessora do Vice-Reitor; Coordenação de Especialização no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) e coordenação da Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (PPGDH/CEAM). Liderou projetos de pesquisas voltados a temática dos direitos humanos e meio ambiente. Pesquisa e tem interesse sobre políticas públicas nas áreas: educação, desigualdade, gênero, raça, pobreza e direitos humanos.

Veridiana Lopes Pereira

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2003). Especialização em Psicologia Social e Intervenções psicossociais pela UNAES/Anhanguera (2005). Terapeuta comunitária – MISMEC-DF, Especialização em “Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e Adolescente UnB- Brasília (2022) – (360 horas). Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia social, atuando principalmente nos seguintes temas: Assistência Social, Políticas públicas e Programas sociais, consultorias e pesquisas violência, SINASE. Hoje cursa mestrado em psicologia pela UFRN e participa do Observatório da Juventude em Situação de Violência – OBJUVI desde 2021.

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