Diretor do CEAM/UnB: Mário Lima Brasil
Coordenadora do OPOinfâncias: Maria Lúcia Pinto Leal
Coordenadora Geral da Pesquisa: Vanessa Maria de Castro
Relatório: Análise do Acesso às Políticas Públicas das Crianças e Jovens Indígenas nos Contextos Urbanos e em Situação de Vulnerabilidade – Crianças e Jovens Excluídos(as) e Invisíveis.
Coordenação do OPOinfâncias: Maria Lúcia Pinto Leal
Coordenação Geral da Pesquisa: Vanessa Maria de Castro
Coordenação do Grupo de Trabalho: Maria America Ungaretti Diniz Reis
O Relatório apresenta um panorama detalhado sobre as dificuldades enfrentadas por crianças e jovens indígenas no acesso a direitos fundamentais em diferentes territórios urbanos.
Este estudo foi desenvolvido no âmbito da Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), atendendo a uma demanda do Observatório dos Povos Originários e suas Infâncias (OPOInfância), sob a coordenação de Maria Lúcia Pinto Leal. Conduzida de forma colaborativa e participativa, a pesquisa teve Coordenação Geral de Vanessa Maria de Castro e a Coordenação do Grupo de Trabalho de Maria America Ungaretti Diniz Reis.
O relatório analisa os desafios impostos pela exclusão e invisibilidade das infâncias e juventudes indígenas nos contextos urbanos, refletindo sobre os impactos da desigualdade no acesso à educação, saúde, moradia e outros direitos básicos. A partir de dados sistematizados e do olhar das próprias comunidades indígenas, busca-se ampliar o debate e contribuir para a formulação de políticas públicas mais efetivas e respeitosas das diversidades culturais e territoriais desses povos.