Diretor do CEAM/UnB: Mário Lima Brasil
Coordenadora do OPOinfâncias: Maria Lúcia Pinto Leal
Coordenadora Geral da Pesquisa: Vanessa Maria de Castro
Relatório: Cenários das Infâncias Indígenas em números.
Coordenação do OPOinfâncias: Maria Lúcia Pinto Leal
Coordenação Geral da Pesquisa: Vanessa Maria de Castro
Coordenação do Grupo de Trabalho: Thiago Bazi & Judith Zuquim
Cenários das Infâncias Indígenas em Números apresenta uma análise quantitativa das condições de vida, desafios e acesso a direitos das crianças indígenas no Brasil. Esse levantamento busca oferecer um retrato detalhado das infâncias indígenas, a partir de dados sistematizados que possibilitam reflexões e ações mais qualificadas em prol dessas populações.
Este documento integra a pesquisa “Povos Originários e suas Infâncias no Brasil”, desenvolvida no âmbito da Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM). Sua elaboração atendeu a uma demanda do Observatório dos Povos Originários e suas Infâncias (OPOInfância), sob a coordenação de Maria Lúcia Pinto Leal, e foi realizada de forma colaborativa e participativa.
O relatório foi produzido sob a Coordenação Geral da Pesquisa de Vanessa Maria de Castro, com a Coordenação do Grupo de Trabalho a cargo de Thiago Bazi e Judith Zuquim. A pesquisa conta ainda com a contribuição da pesquisadora Giovanna Cruzeiro de Araújo. No total, a pesquisa envolveu 12 Grupos de Trabalho, cada um desenvolvendo investigações específicas sobre diferentes aspectos das infâncias indígenas no Brasil.
Ao reunir e interpretar indicadores quantitativos, este material reforça a importância do reconhecimento da diversidade das infâncias indígenas, promovendo o respeito às suas culturas, territórios e modos de vida, e subsidiando ações que assegurem seus direitos de maneira efetiva e respeitosa.